Como encerar o carro manualmente de maneira profissional

Para fazermos um enceramento profissional em nosso carro não chegamos a aplicar a cera diretamente na peça obviamente.Precisamos antes de tudo fazer uma limpeza do carro,ou seja lavar o mesmo.

Após a lavagem de seu veiculo é recomendado fazer um tratamento nele para eliminar determinadas contaminações.

Uma novidade para este processo é o speed Clay um produto muito interessante que serve para descontaminar usado junto com um outro produto chamado Instant Detailer,que serve para lubrificar a cley bar.

Vamos fazer também uma limpeza da peça com o Ipa, produto que tem agentes detergentes para que a gente faça uma limpeza mais profunda do carro.

Todo esse cuidado pra fazer o instrumento,é pra que a cera  tenha uma ancoragem maior na pintura,pois  a pintura tem determinados tipos de contaminantes que eles não são retirados na hora que você faz a lavagem do carro.

Existem determinadas contaminações que são além da tinta por exemplo seiva de árvore nem coisa que você não consegue tirar na lavagem então a gente faz todo esse tratamento essa preparação antes de aplicarmos cera.

Que tipo de cera usar?

Quando o carro está absolutamente limpo, podemos aplicar diretamente uma cera de proteção.Uma pintura precisa ser protegida,então uma das mais recomendadas ,é uma cera de carnaúba que serve tanto para proteção como também para a limpeza.

A cera de carnaúba e hoje  uma das ceras mais usadas no mundo todo pelo fato de ela oferecer brilho extremamente profundo com uma ancoragem menor sendo a permanência dela no veiculo menor do que uma cera sintética, porém com acabamento muito melhor.

como encerar o carro

Se você quer que a pintura de seu carro dure,saiba que ela tem que ser encerada regularmente ,pois a cera e determinante para que a pintura do seu carro dure mais ou dure menos.

Um outro tipo de cera só que sintética e que te dá aquele brilho espelhado,diferente do brilho molhado que a gente consegue com a cera de carnaúba. Por ela ser uma cera sintética ela forma um filme mais duradouro.

 Enceramento profissional na prática

Após uma limpeza profunda com o ipa, que é o álcool isopropílico com a agência de limpeza que faz a descontaminação.

Vamos escolher a cera sintética que é uma cera de proteção. Como o carro está bem limpo após tirarmos  aquela contaminação superficial.

Vamos usar a cera Mothers Synthetic Past Wax que por incrível que pareça tem o aplicador dela, o que é muito importante ,pois devemos ter um aplicador para cada cera.

Toda vez que você usar cera limpe o aplicador mantenho sempre limpo,tenha enorme cuidado também com a lata da cera, nunca deixe ela destampada.

Com relação à quantidade muitas vezes pensamos que um volume muito grande de cera você iremos ter uma proteção maior, e isso é um mito na verdade quanto mais fina for a camada de cera melhor vai ser.

 Vamos ao trabalho

Questão de quantidade é aquilo que eu falei o de pouca cera vamos fazer um movimento circular ou um movimento reto,isso é da sua escolha.

Eu particularmente faça a aplicação com o movimento circular mais isso não importa,você poderá fazer em movimentos reto,o que vale e que seja bem aplicado.

Quando retirar a cera?

A cera precisa secar para que possamos retirar,não se aplica e imediatamente retira,tem que esperar ela ficar meio esbranquiçada.

 Passe o dedo no carro e se você conseguir remover a cera toda e o sinal que ta na hora de retirar.

Vamos fazer a retirada na cera com movimentos leves com pouca pressão para que você não corra o risco de arranhar pintura.

É possível obter uma proteção maior?

Para obtermos uma proteção maior vamos aplicar a cera de carnaúba em cima da cera sintética para termos uma proteção com uma ancoragem maior.

Fazendo isso vamos ter um brilho ainda mais profundo por conta da carnaúba com um brilho que é incrível na hora que a gente aplicar.

Vamos aplicar a cera de carnaúba da mesma forma e quantidade lembrando que é uma película mais fina nesse caso onde vamos obter mais resistência ainda pelo fato estarmos com as duas ceras.

encerar o carro profissionalmente

Isso só fazemos nessa situação onde  fizemos toda aquela limpeza que já citamos .Isso não vale caso formos aplicar uma cera velha no caso fazer uma reaplicação de cera.

Temos que fazer todo aquele processo às vezes da descontaminação dependendo de como você cuida do seu carro.

Com relação a durabilidade da cera também o que determina isso é a forma como você cuida do carro.Se você lava o seu carro e usa por exemplo um produto que pode ser um xampu de boa qualidade e xampu neutro é extremamente importante,pois isso vai manter a cera por mais tempo.

Uma outra coisa também que mantém a cera é aquele produto que a gente usou para fazer lubrificação porque ele serve também pra você tirar mancha de dedo.

Toda vez que você lavar o seu carro e fizer uma aplicação com esse tipo de produto você vai está colocando uma camadinha fina, uma película fina em cima da pintura, e isso certamente vai ajudar permanecer a cera por mais tempo.

Retirando a cera de carnaúba

Se você aplicar a cera em camadas mais finas fica mais fácil de retirar.A cera de carnaúba é uma cera mais dura então se você aplica muito e deixa por muito tempo, ela pode ficar um pouco mais difícil de tirar.

Para  dar o acabamento final no enceramento vamos usar uma toalha mais densa lembrando sempre de tirar a etiqueta dela.

Não podemos esquecer de usar também o produto pra gente tirar algum resíduo que ficou e fazer um super acabamento.

Considerações finais

  • Sempre lavar o carro à sombra
  • Utilizar um xampu automotivo específico
  • Fazer muito bem essa limpeza
  • Secar bem antes de você fazer a descontaminação
  • Usar uma Cley bar mais agressiva (caso necessário)

Se acontecer da Clay bar cair no chão não utilize mas que ele com certeza vai pegar partícula que quando você for fazer o arrasto para fazer a limpeza da pintura com toda certeza vai causar riscos e muitas vezes irreversíveis.

Outra coisa importante com relação a descontaminação é usar sempre o ipa pra fazer aquela limpeza química.

 Procure antes de  fazer o encerramento fazer uma leitura primeiro da pintura. Veja que tipo de cera poderá usar ,se uma cera de limpeza ou uma cera só de proteção.

Caso você queira usar as duas ceras sempre use a sintética primeiro dando um tempo para que a cera  ancore e limpando depois com produtos de qualidade no caso,toalhas de microfibra.

Lista dos produtos e onde compra los

Produtos:

  • Cera Mothers Synthetic Past Wax
  • Cera Mothers Cleaner Wax
  • Cera Mothers Ultimate
  • Mothers Instant Detailer
  • IPA Lincoln
  • Microfibras de densidades variáveis

Poderá encontrar estes produtos citados acessando a loja online aqui.

Este foi o artigo sobre como encerar o carro.

Um abraço e em breve novos artigos para você cuidar de seu carro.

Como encerar o carro manualmente de maneira profissional
5 (100%) 2 votes