Como instalar um chuveiro corretamente! Passo a passo!

No artigo de hoje eu vou mostrar como instalar um chuveiro!O chuveiro elétrico é um dos equipamentos de maior potência em uma casa, e por estar em um local molhado torna-se ainda mais perigoso em caso de choque elétrico.

Então a primeira coisa a se fazer para instalar um chuveiro é desligar o disjuntor ou a chave geral como é popularmente chamado. Se a sua casa tiver um quadro de disjuntores basta identificar qual o disjuntor que protege o chuveiro e desligá-lo. Antes de manusear os cabos, faça um teste com um multímetro um detector de tensão ou mesmo uma chave de teste para averiguar se realmente está tudo desligado.

Na caixa de ligação para chuveiros de 127V devem ter 3 cabos, sendo um cabo azul para o neutro, um cabo verde para o terra e um terceiro cabo para a fase,ele pode ser preto, vermelho, amarelo, branco ou outra cor exceto azul e verde.

A norma permite usar todas estas cores citadas para o cabo de fase, mas o mais comum é preto ou vermelho. Quando for um chuveiro 220V serão dois cabos da mesma cor para as fases, podendo ser usada qualquer uma das cores ditas anteriormente, além de um cabo verde que é o terra.

Os cabos podem ser conectados usando um conector de porcelana que tem um custo bem baixo, outros conectores próprios para chuveiros que existem no mercado ou mesmo a emenda. No caso de optar pela utilização da emenda, ela deve ser muito bem feita para garantir que não haja aquecimento.

Instalando o chuveiro

Com o disjuntor desligado o passo seguinte é desencapar a ponta dos cabos, para isso você pode usar um alicate de desencapar, um alicate universal, que é aquele alicate comum ou mesmo um alicate de corte.

Na hora de ligar o conector de porcelana tome muito cuidado para não segurar o conector e a chave de fenda escapar e acabar perfurando sua mão. A melhor opção é usar superfície da parede como apoio para fazer o aperto dos parafusos.

  • Faça a conexão do cabo de fase ha esquerda do conector.
  • O cabo de terra conectar no meio.
  • O cabo de neutro conectar a direita.

Lembra se que se for uma ligação em 220V a diferença que ao invés de um cabo de neutro você vai ter um cabo de fase e neste caso serão duas fases.

O método de ligar é o mesmo. Importante lembrar que a norma não permite estanhar as pontas dos cabos, então se quiser usar um conector na ponta do cabo ok, mas não usar estanho na ponta do cabo, que é contra as normas.

Fazer a ligação dos cabos na parte de baixo dos cabos do chuveiro

Fazer o mesmo processo para desencapar os cabos. E aí o processo é o mesmo, nesse caso o cabo branco é o cabo de fase e o cabo azul o cabo de neutro.

Com os cabos bem conectados e antes de ligar a torneira do chuveiro pela primeira vez, deve-se manter a chave do chuveiro na temperatura frio que é a posição desligado do chuveiro e só então ligar a água para encher o reservatório do diafragma.

Um chuveiro normal que tem 3 temperaturas aquecidas e o zero que é a temperatura fria é muito importante que saber que ao ligar o chuveiro sem água a resistência irá queimar.

Depois desses passos, você deve ligar o disjuntor e o chuveiro vai estar funcionando perfeitamente.

Um canal que vale a pena no youtube mostra exatamente como proceder na instalação do chuveiro e tudo sobre elétrica é o mundo da elétrica .

Como instalar um chuveiro corretamente! Passo a passo!
4.7 (93.33%) 3 vote[s]